Tuesday, October 6, 2009

A UNIÃO DOS ESCRITORES ANGOLANOS NO CONGRESSO DA ABRAPLIP.

A capital do estado brasileiro da Bahia, Salvador, acolheu de 13 a 18 de Setembro, o XXII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP), numa co-organização da Universidade Federal da Bahia e outras.

O acontecimento literário que teve como foco “Memórias, Trânsitos, Convergências”, congregou escritores de Angola, Cabo-Verde, Guiné Bissau e Portugal; professores, críticos, pesquisadores e estudantes, que analisaram e discutiram aspectos múltiplos da literatura feita na língua de Camões.

A União dos Escritores Angolanos (UEA) – a maior concentração de escritores ao evento – fez-se presente com Abreu Paxe, Adriano Botelho Vasconcelos, Akiz Neto, António Pompílio, Carmo Neto, Décio Bettencourt Mateus, João Melo, João Tala, Kanguimbo Ananás, Lopito Feijoó, Manuel Rui e Nana de Almeida. Fizeram ainda parte da UEA dois funcionários administrativos; naquela que é, muito provavelmente a mais numerosa delegação de escritores angolanos alguma vez deslocada ao exterior do País.

O primeiro grande momento dos angolanos aconteceu na tarde de 15 de Setembro, numa muito concorrida sessão de assinatura de autógrafos, pelos doze escritores. Nesta sessão, Adriano Vasconcelos, Akiz Neto, Décio Bettencourt, Manuel Rui, e a antologista Nana de Almeida, tiveram o previlégio de autografar em primeira, as suas obras recém-saídas da gráfica (e ainda não publicadas em Angola.

Em “Mesa Temática: União dos Escritores Angolanos – Depoimentos Literários”, aconteceu o segundo – e quiça mais importante – momento da delegação angolana ao XXII Congresso da ABRAPLIP. Os escritores falaram para uma farta e ávida assistência sobre as suas trajectórias literárias, influências, impressões e também breves leituras de textos seus.
Lopito Feijoó, reforçando o depoimento de João Tala, reflectiu sobre um dos movimentos literários mais importantes da Angola pós-independência, as Brigadas Jovens de Literatura, suas influências e percursores. Todavia alertou aos críticos literários e pesquisadores sobre a escassez de estudos a este movimento. Deplorou ainda o facto de as actuais análises à literatura angolana afunilarem-se à meia dúzia de escritores; incentivando a ampliação dos estudos a outros menos estudados autores. Também Adriano Vasconcelos – Secretário Geral da UEA –, em entrevista à TV Zimbo antes da partida ao Brasil, referiu-se de forma crítica à mesma questão, falando em “visão estreita da nossa literatura”.

A presença angolana em Salvador, despertou indubitavelmente grande interesse, pelas intervenções, títulos de obras expostas e presença numerosa, permitindo amostragem de outras facetas da nossa diversificada literatura.

Porém não foram somente louros colhidos. Foram também muitas as responsabilidades trazidas das terras brasileiras. Lopito Feijoó diria irónico a propósito: não sei mesmo se o peso das responsabilidades que levamos daqui não vão causar problemas no voo que vai nos levar à Luanda!

De regresso à Luanda, a aeronave da Taag estremeceu ligeiramente. Ligeiras tubulências, felizmente. Os passageiros foram convidados duas ou três vezes a apertarem os cintos de segurança. Mas será que por causa das responsabilidades, a que se referiu Lopito J. A. S. Feijoó K.? Muito provavelmente. Muito provavelmente…

Décio Bettencourt Mateus.

Publicado no Semanário Angolense, Edição 336, com o título:
Evento redescobre literatura angolana.

6 comments:

  1. Tinha que ser o primeiro... eheheheheh
    Gostei e esperamos mais muito mais. Veia de jornalista também! E o título está muito original e sugestivo, bué, meu mano.
    Kandandu
    (Já está devidamente linkado)

    ReplyDelete
  2. Mano Namibiano. Obrigado. Gostei. Obrigado por inaugurares "Escrevivando"!

    Um kandandu amigo.

    ReplyDelete
  3. Decio

    Muito boa a ida ao Brasil.E muitas responsabilidades trouxeram.Mas o encontro foi
    excelente para todos.

    Eu pertenço à "Associação Portuguesa de Escritores".

    Mª. Luísa

    ReplyDelete
  4. Bom relato de um acontecimento importante.
    Infelizmente nunca estive em Angola, mas já visitei Cabo Verde e Brasil.

    Saudações.

    ReplyDelete
  5. Maria Luisa: gostei da visita. Bom saber que pertence a Associação Portuguesa de Escritores. Podia dar-me o site da Associação, para uma visita?

    Obrigado. Saudações.

    ReplyDelete
  6. São: obrigado pela visita.
    Quiça um dia venha a conhecer Angola. Vou visitá-la no seu blog.

    ReplyDelete